Curso  de  Ciências  -  Licenciatura 

Estágio Curricular Obrigatório

 

Sobre o Estágio Supervisionado Obrigatório

O estágio curricular supervisionado do curso de Ciências-Licenciatura da Unifesp é um dos núcleos articuladores das diferentes dimensões teórico práticas relativas às unidades curriculares do curso, tanto aquelas diretamente ligadas à formação nas áreas específicas das ciências, quanto aquelas de formação humanística e educacional.  

O estágio proporciona uma experiência complementar de formação na medida em que coloca o estudante em ação profissional supervisionada no ambiente escolar.

 

Objetivos

1. Proporcionar ao estudante a experiência da prática docente.

2. Assegurar acompanhamento e supervisão de um docente em todas as atividades ligadas ao estágio.

3. Estimular o exercício permanente da colaboração entre as escolas de ensino fundamental e médio com a Unifesp.

4. Propiciar uma compreensão crítica das hierarquias, da estrutura, das instalações, dos instrumentos didáticos e do funcionamento do ensino fundamental e médio.

5. Incentivar o desenvolvimento de projetos educacionais, preferencialmente no município de Diadema.

6. Estimular a reflexão sobre as circunstâncias observadas e vividas nas atividades de pesquisa educacional e no processo de constituição ativa do conhecimento.

 

Carga Horária

No Curso de Ciências - Licenciatura, o Estágio Supervisionado terá a duração de 400 horas

 

Módulos

a - Estágio Supervisionado I: realizado nas dependências das escolas conveniadas e supervisões de estágio nas dependências da Universidade, visa o conhecimento da gestão escolar e os processos de gestão democrática, totalizando 100 horas;

b - Estágio Supervisionado II, realizado nas escolas conveniadas, de ensinos Fundamental e Médio, por meio de observação participante, oficinas e supervisões de estágio nas dependências da Universidade, totalizando 100 horas;

c - Estágio Supervisionado III, realizado nas escolas conveniadas, de ensinos Fundamental e Médio, por meio de observação participante, regência programada, oficinas e supervisões de estágio nas dependências da Universidade, totalizando 100 horas.

d - Estágio Supervisionado IV: realizado nas escolas conveniadas, de ensinos Fundamental e Médio, por meio de observação participante, regência programada, oficinas e supervisões de estágio nas dependências da Universidade, totalizando 100 horas.

 

A partir do ano de 2019, o Estágio Supervisionado I e II são obrigatórios e comuns às trajetórias de Biologia, Física, Matemática e Química

Os Estágios Supervisionados III e IV são obrigatórios e específicos à trajetória escolhida e deverão ser realizados no Ensino Fundamental ou Médio.

 

Comissão de Estágio Supervisionado

As atividades de estágio supervisionado são geridas por uma Comissão de Estágio Supervisionado, que é subordinada à Comissão de Curso. Compete à Comissão de Estágio regulamentar, analisar e acompanhar os estágios supervisionados.

Gestão 2018-2020:

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Nizete Azevedo

Vice-Coordenadora: Prof. Dr. Sergio Stoco

Regulamento da Comissão de Estágio Supervisionado - 2016

 

 

Av. Conceição, 515 - Centro - CEP: 09920-000 - Diadema - SP

Telefone: +55 11 3385-4137