Curso  de  Ciências  -  Licenciatura 

A partir do ano de 2019,  uma nova matriz curricular estará em vigor no curso de Ciências. As equivalências entre a nova matriz e a matriz anterior, que estará vigente até o ano de 2019 para os alunos em fase de conclusão do curso, podem ser observadas na tabela abaixo.

Vale ressaltar que a equivalência funciona da matriz nova para a matriz antiga, e não o contrário.

Categorias

Unidades Curriculares - Nova Matriz

Termo

CH

Uc Equivalente da Matriz em Vigor até 2019 (Matriz em Extinção)

Termo

Científicas Básicas

(Ciclo Básico)

 

 

Fundamentos da Biologia Celular e Molecular

1

72

Biologia  I

1

Corpo Humano: Estrutura e Função

2

72

Biologia  II

2

Evolução, Sistemática e Biodiversidade 

3

72

Biologia  III

3

Movimento e Interações 

2

72

Física I e Física II

1, 2

Energia 

3

72

Física II e Física III

2, 3

Eletricidade, magnetismo e natureza da luz 

4

72

Física IV

4

Fundamentos de Matemática I 

1

72

Matemática I

1

Cálculo Diferencial e Integral I 

2

72

Matemática II e Matemática III

2, 3

Cálculo Diferencial e Integral II 

3

72

Matemática II e Matemática III

2, 3

Átomos e Moléculas 

1

72

Química I

1

Misturas, soluções e reações

2

72

Química II

2

Espontaneidade  e Cinética

3

72

Química III

3

Princípios de Geologia e Paleontologia

4

40

Não há

--

Científicas Gerais

Introdução à Estatística

7

36

Estatística e Probabilidade

4

Dimensão Pedagógica

 

 

Introdução aos Estudos em Educação

1

36

Introdução aos Estudos em Educação

1

Teoria do Conhecimento 

1

36

Teoria do Conhecimento

1

Politica Educacional e Gestão Escolar 

1

36

Politica Educacional e Gestão Escolar

2

Psicologia da Educação 

5

72

Psicologia da Educação

3

Didática

3

36

Didática

4

História da Educação no Brasil: o ensino das ciências

1

36

Eletiva: História da Educação no Brasil: o ensino das ciências.

8

História da Educação, diversidade e cultura escolar

2

36

Eletiva: História da Educação no Brasil: o ensino das ciências.

8

Ecologia, Ambiente e Sociedade

2

36

Ciências Ambientais ou Gestão Ambiental

6, 8

Introdução à Libras 

3

36

Libras

8

Libras e Educação de Surdos

4

36

Libras

8

Ética, Direitos Humanos e Educação

8

36

Ética e Educação

6

Filosofia da Ciência

5

36

Não há

--

Projetos Integradores I

4

40

Integração das Ciências I e Integração das Ciências IV

1, 4

Projetos Integradores II – Ciência, educação e questões étnico-raciais

4

40

Integração das Ciências V e  Integração das Ciências VI ou Integração das Ciências V e Integração das Ciências II ou Integração das  Integração II (2017 e 2018)

5, 6, 2

Tecnologias Educacionais

7

72

Computação I e Computação II

2, 3

Prática Como Componente Curricular - Geral

 

Prática Pedagógica das Ciências

4

72

Prática Pedagógica de Ciências

5

Gênero e Sexualidade

8

40

Não há

--

Educação Ambiental

7

36

Não há

--

Ensino de Astronomia

8

36

Astronomia Geral (Eletiva) ou Integração das Ciências III

8, 3

Prática Pedagógica de Ciências e Matemática à Distância

8

72

Prática Pedagógica de Ciências à Distância

8

Estágio Curricular Obrigatório - Geral

Estágio Supervisionado Obrigatório I

4

100

Estágio Supervisionado Obrigatório I

5

Estágio Supervisionado Obrigatório II

5

100

Estágio Supervisionado Obrigatório II

6

Científicas Específicas - Biologia

 

 

Botânica Estrutural e Funcional 

5

72

Botânica I

5

Botânica Sistemática 

8

72

Botânica II

6

Zoologia dos Invertebrados 

5

72

Zoologia I

5

Zoologia dos Deuterostomados

6

72

Zoologia II

6

Imunobiologia das doenças infecciosas 

7

72

Microbiologia, Imunologia e Parasitologia

7

Biotecnologia

7

36

Biotecnologia e Bioquímica

7

Genética e Evolução

6

72

Genética e Evolução

8

Metodologia Científica

7

36

Não há

--

Ecologia Geral

8

72

Biologia IV

4

Prática Como Componente Curricular - Biologia

Prática Pedagógica em Biologia I 

5

72

Prática Pedagógica em Biologia I

6

Prática Pedagógica em Biologia II

6

72

Prática Pedagógica em Biologia II

7

Estágio Curricular Obrigatório - Biologia

Estágio Supervisionado Obrigatório III  - Biologia

6

100

Estágio Supervisionado Obrigatório III  - Biologia

7

Estágio Supervisionado Obrigatório IV  - Biologia

7

100

Estágio Supervisionado Obrigatório IV - Biologia

8

Científicas Específicas – Física

 

 

Mecânica Geral

5

72

Mecânica Clássica

5

Cálculo para Física

5

72

Física Matemática

5

Introdução aos Fenômenos Eletromagnéticos

6

72

Eletromagnetismo

6

Física Moderna

6

72

Estrutura da Matéria

6

Termodinâmica

7

72

Termodinâmica

7

Introdução à Física Quântica

7

72

Introdução à Mecânica Quântica

7

Física das radiações e partículas

8

72

Física Nuclear e de Partículas

8

Tópicos Avançados de Física

8

36

Introdução à Matéria Condensada

8

Física Experimental

8

36

Física I, Física II, Física III e Física IV

8

Prática Como Componente Curricular – Física

Prática Pedagógica de Física I

5

72

Prática Pedagógica de Física I

6

Prática Pedagógica de Física II

6

72

Prática Pedagógica de Física II

7

Estágio Curricular Obrigatório – Física

Estágio Supervisionado Obrigatório III  – Física

6

100

Estágio Supervisionado Obrigatório III  – Física

7

Estágio Supervisionado Obrigatório IV – Física 

7

100

Estágio Supervisionado Obrigatório III  – Física

8

Científicas Específicas – Matemática

 

 

Fundamentos de Matemática II

5

72

Matemática V

5

Geometria e Construções Geométricas

5

72

Geometria e Construções Geométricas

5

Introdução à Álgebra Linear

6

72

Introdução à Álgebra Linear

6

Elementos da Teoria dos Conjuntos

6

72

Elementos da Teoria dos Conjuntos

6

Teoria dos Números 

7

72

Teoria dos Números

7

Tendências em Educação Matemática

7

72

Didática da Matemática  e Filosofia da Matemática

7

Análise Real 

8

72

Análise Real

8

Introdução às Estruturas Algébricas 

8

72

Introdução às Estruturas Algébricas

8

Prática Como Componente Curricular – Matemática

Prática Pedagógica de Matemática I 

5

72

Prática Pedagógica de Matemática I 

6

Prática Pedagógica de Matemática II 

6

72

Prática Pedagógica de Matemática II 

7

Estágio Curricular Obrigatório – Matemática

Estágio Supervisionado Obrigatório III – Matemática

6

100

Estágio Supervisionado Obrigatório III – Matemática

7

Estágio Supervisionado Obrigatório IV – Matemática

7

100

Estágio Supervisionado Obrigatório IV – Matemática

8

Científicas Específicas – Química

 

 

Química Orgânica I 

5

72

Química Orgânica I 

5

Química Inorgânica

5

72

Química Inorgânica

7

Química Orgânica II

6

72

Química Orgânica II

6

Química Analítica Clássica e Instrumental

6

72

Química Analítica I

5

Química Analítica Instrumental

7

36

Química Analítica II

6

Experimentação no Ensino de Química

7

36

Não  há

--

Físico Química

7

72

Físico-Química I

7

Química Nuclear

7

36

Físico-Química II

8

Eletroquímica

8

36

Físico-Química II

8

Bioquímica

8

72

Não há.

--

Prática Como Componente Curricular – Química

Prática Pedagógica de Química I

5

72

Prática Pedagógica de Química I

6

Prática Pedagógica de Química II

6

72

Prática Pedagógica de Química II

7

Estágio Curricular Obrigatório – Química

Estágio Supervisionado Obrigatório III – Química

6

100

Estágio Supervisionado Obrigatório III – Química

7

Estágio Supervisionado Obrigatório IV – Química

7

100

Estágio Supervisionado Obrigatório III – Química

8

Sobre o Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório do Curso de Ciências, cujo objetivo geral é promover o desenvolvimento da pesquisa por meio de um trabalho com aprofundamento teórico ou teórico-prático, tendo como foco uma das áreas de conhecimento abordadas no curso. Nesse sentido, além de compor uma parte fundamental da formação do discente como um professor-pesquisador, pretende também contribuir para a construção e consolidação da produção científica do estudante.

 

Objetivos

  • desenvolver a capacidade investigativa, levando-se em consideração os conhecimentos adquiridos;
  • aprimorar o delineamento de determinados problemas de pesquisa e a busca de possíveis soluções para ele dentro das diversas áreas de formação;
  • preservar e reafirmar o interesse pela pesquisa estimulado durante todo o curso;
  • colaborar com a extensão universitária, por meio da intervenção em alguns setores  da sociedade, de modo a intensificá-la;
  • promover a inserção, ainda que incipiente, da participação do aluno na construção histórica do conhecimento;
  • buscar a interdisciplinaridade, por meio da pesquisa de diferentes olhares para um determinado tema;
  • estimular o espírito crítico e reflexivo no meio social em que está inserido;
  • consolidar a transição entre a formação inicial do estudante e sua formação continuada.

 

Organização

O Trabalho de Conclusão de Curso está organizado em duas Unidades Curriculares, que o aluno deve matricular-se no ato da rematrícula.

a - Trabalho de Conclusão de Curso I - TCC 1 - com carga horária de 36 horas.

A matrícula no TCC 1 exige apresentação de cadastro de inscrição (Documento: Anexo 1:  Cadastro de inscrição )

b - Trabalho de Conclusão de Curso II - TCC 2 - com carga horária de 36 horas.

 

Comissão de TCC

As atividades relacionadas aos Trabalhos de Conclusão de Curso são geridas por uma comissão - Comissão de TCC.  

 

Comissão de TCC (2021-2022)

Prof. Dr.  Reginaldo Alberto Meloni (coordenador)

Profª. Drª. Ana Valéria Lourenço 

Profª. Dra. Ana Maria Santos Gouw

Prof. Dr. Flamínio de Oliveira Rangel

Prof. Dr. Wagner Marcelo Pommer

Profª. Drª. Yara Araújo Ferreira 

 

Comissão de TCC (2018-2020)

Profª Drª.Lucinéia F. Ceridório  (coordenadora)

Profª. Drª. Elisângela Vinhato

Profª. Drª. Cibele Bragagnolo

Prof. Dr. Giovano Candiani

Profª. Drª. Gleiciane Aragão

Profª. Dr.  Rui Vieira

Av. Conceição, 515 - Centro - CEP: 09920-000 - Diadema - SP

Telefone: +55 11 3385-4137